Drops BorAlí | Circuito da poesia Capiba






Estátua de Capiba Foto: Jetro Rocha

Lorenço da Fonseca Barbosa que todos conhecem como Capiba, um dos maiores compositores de frevo, nascido em Surubim Pernambuco, em 28 de outubro de 1904, filho do professor de música Atanásio de Souza Barbosa, ainda criança foi com a família para Campina Grande, na Paraíba. Antes de aprender a ler já tocava e entendia partitura. Com dez anos tocava vários instrumentos e iniciou a compor.

Estatua de Capiba Foto: Jetro Rocha
Aos 16 anos de idade substituiu a irmã como pianista profissional no cinema Fox, dando vida aos personagens com cinema mudo na capital paraibana com a morte do pianista do Cine Rio Branco o principal da cidade, recebeu muitos convites para tocar além do cinema. Não durou muito tempo e assumiu função no Banco do Brasil, onde prestou concurso. Com 26 anos, mudou-se para o Recife já funcionário público o que lhe rendeu sustento financeiro, nunca se afastou da música se aprimorando e compondo no seu dia a dia. 

Placa da estátua de Capiba Foto: Jetro Rocha


Estátua de Capiba Foto: Jetro Rocha
Estátua Capiba Foto: Jetro Rocha
A homenagem no circuito da poesia do Recife para Capiba fica na Avenida Guararapes, um dos principais endereços da capital pernambucana, a estátua do compositor e músico está acenando para o povo, com se estivesse sempre falando com os foliões da carnaval pernambucano. Dentre as suas composições de frevo inesquecíveis estão "Quem Vai Pra Farol é o Bonde de Olinda", "É Hora de Frevo", "Madeira Que Cupim Não Rói" e "Linda Flor da Madrugada".
Estátua Capiba Foto: Jetro Rocha
Estátua Capiba Foto: Jetro Rocha
Poucas pessoas conhecem, mas alguns 'detalhes' marcaram a vida de Capiba, como por exemplo, ele chegou a jogar como zagueiro no Campinense Clube, porém abandonou os gramados e aos 20 anos de idade gravou seu primeiro disco com a valsa "Meu Destino". Era torcedor declarado do Santa Cruz. Terminou o curso de Direito da Faculdade de Direito do Recife 1938, mas nunca apanharia o diploma e nunca seguiu carreira.
Estátua Capiba Foto: Jetro Rocha
Em 1931, fundou e dirigiu a "Jazz-Band Acadêmica" e, com Hermeto Pascoal e Sivuca, fundou o trio "O Mundo Pegando Fogo". Capiba também compôs outros gêneros musicais além do frevo. Escreveu mais de duzentas canções, das quais mais de cem frevos. Criou sambas, maracatus, valsas, canções e até músicas eruditas. Musicou poemas de Castro Alves, Ariano Suassuna, Vinicius de Morais, Manuel Bandeira, Carlos Drumond de Andrade,  Ascenso Ferreira, Mauro Mota, Alphonsus de Guimarães, Jorge de Lima, João Cabral de Melo Neto, Carlos Pena Filho e Ferreyra dos Santos, com quem compôs a "Valsa Verde", que fez grande sucesso. Com a canção Maria Betânia, gravada por Nelson Gonçalves em 1945, foi teve seu primeiro sucesso nacional. Lorenço da Fonseca Barbosa (Capiba), faleceu no Recife, no dia 31 de dezembro de 1997.



Nenhum comentário

© Todos os Direitos Reservados BorAlí ©. Tecnologia do Blogger.