Drops BorAlí | Circuito da Poesia Ariano Suassuna


Um escritor muito querido dos brasileiros, paraibano, mas radicado em Pernambuco Ariano Suassuna é romancista e poeta circulou não só entre a literatura, também sua obra foi para o teatro, para o cinema e para a dança.
Foto: Jetro Rocha/BorAlí
Foi no interior paraibano que durante a revolução de 1930 Ariano teve contato com a cultura regional acompanhando desafios de viola, neste mesmo período perdeu o pai assassinado por motivos políticos.
Foto: Jetro Rocha/BorAlí
Ariano concluiu o curso de Direito em 1950 e dedica-se ao teatro em 1955 escreveu a peça O Auto da Compadecida, passou a da aulas em 1956 na Universidade Federal de Pernambuco. Cria o Movimento Armorial nos anos 1970 com o objetivo de valorizar a cultura do Nordeste brasileiro, que compõe a literatura de cordel, música, dança e teatro e outros gêneros artísticos.
Foto: Jetro Rocha/BorAlí

Sua trilogia de sucesso foi o Romance da"Pedra do Reino, o Príncipe"de"Sangue que Vai e Volta"e"História do Rei Degolado na Caatingas do Sertão: ao Sol da Onça Caetana."que foi de 1971 a 1976. Se aposentou da Universidade Federal em 1994, foi Secretario de Cultura do estado de Pernambuco no governo de Eduardo Campos.
Foto: Jetro Rocha/BorAlí
Com sua Aulas Espetáculos Ariano foi a várias partes do país contando causos com muito humor com sua personalidade única, Ariano Suassuna faleceu no dia 23 de julho de 2014.


Nenhum comentário

© Todos os Direitos Reservados BorAlí ©. Tecnologia do Blogger.