Quatro novos navios são afundados e Pernambuco se consolida no mergulho de aventura
Com os quatro novos navios afundados, Pernambuco passa a contar com 29 naufrágios ao longo da costa. Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR (Divulgação) |
Por Rafael Santos
Quem conhece de mergulho sabe que Pernambuco é uma das grandes potências no ramo, não só no cenário nacional, mas com destaque também fora do Brasil. Na próxima quarta-feira (8) mais quatro navios rebocadores farão parte do parque de naufrágios na costa recifense que passa a contar com 18 embarcações.
Os barcos São José, Bellatrix, Phoenix e Virgo serão afundados juntos, em ação inédita no país, aumentando ainda mais os recifes artificiais no parque que já conta com aproximadamente 170 espécies de peixes. A iniciativa é parte do projeto Mergulhe Pernambuco, patrocinado pela Secretaria de Turismo, Esporte e Lazer junto às empresas do setor de mergulho.
“Atualmente, 20% dos visitantes que chegam ao Brasil, estão atrás do turismo de aventura. Em 2015, cerca de 500 mil turistas praticaram o mergulho no nosso País. Só os argentinos, aproveitando nossos voos diretos, fizeram aproximadamente 500 mergulhos no nosso Estado”, conta o Secretário de Turismo, Felipe Carreras.
Leia também:
Todo o processo que antecede o afundamento das embarcações foram acompanhadas de perto pela equipe de biologia e oceanografia da Universidade Federal de Pernambuco, garantido a estabilidade do meio marinho.
"É o fortalecimento do Recife como o parque de mergulho em naufrágios mais conhecido do Brasil. Isso é uma coisa muito importante,pois já temos aqui pertinho, em Noronha, um dos cinco polos de mergulho do mundo e agora fortalecemos o Recife com esse naufrágio", comemora o prefeito do Recife, Geraldo Júlio.
Os navios São José, Bellatrix e Phoenix serão afundados a uma distância de 13 quilômetros da costa e 30 metros de profundidade. Já o navio Virgo, vai ficar mais próximo, 11 quilômetros do porto do Recife e uma profundidade de 25 metros.
Comentários