De bloco familiar ao maior do mundo, conheça a Sede do Galo da Madrugada

Por Augusto Galdino

Em 24 de Janeiro de 1978 nascia um bloco de rua que começou nas pequenas ruas do bairro de São José com um público de amigos e familiares levando confetes e serpentinas junto com uma orquestra de frevo com 22 músicos, hoje lota o centro de Recife com uma das maiores multidões do mundo e vários trios elétricos com uma diversidade cultural grandiosa.
Blocos, bandas e passistas fazem a festa antes mesmo do Carnaval. Foto: Rafael Santos/BorAlí
Em 1994, o bloco foi para o Guinness Book como o maior bloco de carnaval do planeta reunindo um público de um milhão e meio de pessoas brincando carnaval, número que em 2009 foi ultrapassado para dois milhões, onde o fundador Éneas Freire foi o homenageado no desfile, um ano depois de seu falecimento. Recife se tornou pequeno para o Galo da Madrugada, tanto que um grupo de amigos pernambucanos, morando em Porto alegre e com saudade da festa, criaram o Galo de Porto fazendo sete anos de existência, vem aumentando o número de pessoas que seguem o bloco.
Enéas Freire tinha um sonho que ainda pode vislumbrar, a Sede do Galo da Madrugada (também batizada em seu nome), foi construída no ano de seu para reunir a administração do bloco a outras ações culturais e de trabalho como reuniões, exposições, lançamentos, homenagens e um memorial próprio - onde fosse documentada a história do bloco. Alguns meses antes do carnaval (entre o mês de outubro e novembro), o local abre para o público com musicas de todos os ritmos, ensaios de bandas, apresentações culturais e também servem pratos na varanda do galo. Na nova sede do Galo da Madrugada, será criado ainda o memorial da agremiação e de seu idealizador Enéas Freire.


Conheça também:
>>Carnaval 2017 terá novos bonecos gigantes, entre eles Trump, Temer e Safadão
>>Embaixada de Pernambuco: a história de um Estado materializada em arte
>>Música, dança e história: conheça o Paço do Frevo

No seu 39° ano, o tema do galo será Guerreiros do frevo- Homenagem a Alceu Valença e Jota Mich, no dia 25 de fevereiro deste ano. Mas você pode ir se preparando na Sede, onde irá curtir blocos líricos, maracatu, caboclinho, grupo de passistas, e claro, o frevo. O espaço funciona no número 984, em frente ao coreto da Praça Sérgio Loreto, na Rua da Concórdia - mesma em que era localizada a antiga sede.
© Todos os Direitos Reservados BorAlí ©. Tecnologia do Blogger.