DROPS BorAlí | Circuito da Poesia - Ascenso Ferreira

Ascenso Ferreira Foto: Jetro Rocha BorAlí
O circuito da poesia no Recife é uma coleção de monumentos em homenagem aos poetas que tem identificação com a cidade e com o estado de Pernambuco, essa estátuas estão nos quatro cantos do centro da capital pernambucana, vamos começar está trilha do Circuito da Poesia com o poeta Ascenso Ferreira.

Ascenso Ferreira Foto: Jetro Rocha BorAlí

Ascenso Ferreira Foto: Jetro Rocha BorAlí
As Margens do rio Capibaribe no cais da Alfandega está a estátua do Ascenso Ferreira sentado e ao seu lado livros que com certeza os cercava. Ascenso fica olhando para a outra margem do rio onde esta o Cais do Imperador na Av. Martins de Barros e também a ponte Mauricio de Nassau. Basta atravessar a rua e você chega no Shopping Alfandega e a Livraria Cultura.  

Ascenso Ferreira Foto: Jetro Rocha BorAlí
O poeta Ascenso Ferreira nasceu em Palmares Pernambuco, em 9 de maio de 1985, aos 13 anos de idade escreveu sues primeiros sonetos. Inciou sua carreira literária no jornal de Palmares com o soneto "Flor Fenecida" veio para o Recife por problemas políticos apoiava a abolição, trabalhou na Secretaria da Fazenda como escriturário colaborava com os jornais do Recife, Tinha uma rivalidade com o cunhado Jaime Cruz. 

Ascenso Ferreira Foto: Jetro Rocha/BorAlí

Placa Circuito de Poesia 10. Ascenso Ferreira Foto: Jetro Rocha/BorAlí

Como sua vida literária era muito intensa no Recife em 1922, Ascenso tornou-se amigo de Joaquim Cardoso e Gilberto Freire e mesmo assim de opôs ao movimento do Modernismo. Ascenso Ferreira era exótico, boêmio sempre com um chapéu de abas largas recitava seus versos com personalidade e graça, aos 50 anos passou a viver com uma adolescente com quem teve uma filha. Faleceu no Recife no dia 5 de maio de 1965.


Nenhum comentário

© Todos os Direitos Reservados BorAlí ©. Tecnologia do Blogger.