DROPS BorAlí | Praça Chora Menino: Uma lenda, várias histórias

Foto: Augusto Galdino/BorAlí

Por Augusto Galdino

Localizada na Boa Vista, centro do Recife, a Praça Chora Menino antes conhecida como Sítio do Mondego, onde havia o Palácio e a estrada do Mondego. O território era chamado assim, teoricamente por conta dos Portugueses, ao lembrarem do seu país em referência ao Campos do Mondego que por volta do inicio do século VII pertencia ao colono João Velho Barreto.

Foto: Augusto Galdino/BorAlí
Foi então que em 1831, dos dias 14 à 16 de setembro ocorre a setembrizada, lideradas por soldados insubordinados juntos com alguns civis que comentem várias barbáries, entre elas roubar ,saquear e matar. Muitas pessoas foram enterradas no local, entre elas crianças, acontecendo coisas que levaram até o nome da praça.

Conheça Também: 
>> Parque Dona Lindu: arte e diversão em um só lugar
>>DROPS BorAlí | Faculdade de Direito do Recife
>>Lagoa do Araçá: a resistência do verde diante da especulação imobiliária

Após os acontecimentos da Setembrizada, as pessoas relataram que ouviam choro de crianças quando passavam pela área, assim foram surgindo várias lendas de assombrações e bruxas que alguns comentam até hoje consolidar a Praça Chora Menino.

Foto: Augusto Galdino/BorAlí

Foto: Augusto Galdino/BorAlí
O antigo Palácio do Mondego hoje é o Colégio dos Padres Salesiano e a estrada do Mondego é chamada atualmente de Rua Visconde de Goiana. As avenidas que cercam a praça são diariamente movimentados, porém algumas pessoas que passam por perto ainda sentem medo consequentes as histórias.
© Todos os Direitos Reservados BorAlí ©. Tecnologia do Blogger.