Ponte D’Uchôa: história e reconstruções

O local já foi atingido diversas vezes por acidentes de trânsito. Foto: Reprodução Youtube/BorAlíPE
Por Jetro Rocha

A Avenida Rui Barbosa, uma das mais movimentadas do Recife, tem um monumento que é patrimônio histórico do cidade. Caracteriza-se o local e nos remete ao passado, onde traz um olhar nostálgico do bairro das Graças, Zona Norte da capital pernambucana. A Ponte D’Uchôa tem esta particularidade por sua beleza e historicidade.

A empresa de trens urbanos “Maxambombas”, construiu a estação para os bondes em 1865, que foi nomeada de Ponte D’ Uchôa, porque no local o Senhor de Engenho da Torre, Antônio Borges Uchôa, ergueu uma ponte para fazer a travessia pelo rio Capibaribe da sua propriedade à margem oposta onde morava seus parentes.
Sua primeira estrutura era de madeira e, no inicio do século XX, foi substituída por ferro e se mantém até hoje. Em 1867, o controle sobre a estação foi transferido para a Brazilian Street Railway, a Maxambomba percorreu os trilhos até 1915. A empresa Pernambuco Tramways & Power Company, detentora das linhas e da distribuição de eletricidade, assumiu a estação em 1916. Nos anos 60 a Companhia de Eletricidade de Pernambuco – Celpe tomou conta do lugar que passou a ser parada de ônibus até 2003, quando transferida para facilitar o trânsito.

A estação Ponte D’Uchôa já foi danificada várias vezes em acidentes de trânsito onde diversos veículos colidiram com o prédio histórico, que é o símbolo daquela região da cidade. A última ocorrência foi em 2015 provocada por um caminhão de cargas com placa de São Paulo.

Leia também

O mais grave acidente que atingiu a Ponte D’Uchôa foi causado por um motorista embriagado que perdeu o controle do carro e, na batida destruiu a histórica estação. Em outubro de 2013,o motorista do automóvel informou em depoimento que na noite antes da colisão estava numa festa de aniversário, não ingerindo nenhuma bebida alcoólica.


Os serviços de restauração do patrimônio histórico teve um custo inicial de R$ 170 mil com um prazo de 90 dias para conclusão, preservando suas características e materiais utilizados. Foi entregue à população totalmente recuperada em cerimônia festiva no dia 27 de abril 2014. A reforma completa do monumento custou R$ 171.977,36 aos cofres municipais.

Atualmente a Ponte D’ Uchôa ganhou mais uma referência turística na cidade, com o Jardim do Baobá que fica a beira do rio Capibaribe, onde a população tem a oportunidade de ter mais uma área verde para o lazer, tendo acesso pela Rua Madre Loiola.

Como chegar

Para chegar até a Estação Ponte D'Uchôa de carro, basta seguir pela Avenida Rui Barbosa o local fica após o Parque da Jaqueira.


A Estação Ponte D'Uchôa fica cerca de 500 metros após o Parque da Jaqueira. Foto: Reprodução Google Maps
Já para quem vai de ônibus, no sentido subúrbio/cidade as opções são diversas:

510 – Nova Descoberta / Derby
511 – Alto do Mandu
513 – Córrego da Areia (via Córrego do Joaquim)
514 – Nova Descoberta (Córrego do Joaquim)
518 – Apipucos / Rio Mar (Opcional) Tarifa R$ 5,25
520 – Macaxeira / Parnamirim (descer no Parque da Jaqueira)
521 – Alto Santa Isabel
522 – Dois Irmãos / Rui Barbosa (via Prefeitura)
524 – Sitio dos Pintos / Dois Irmãos
527 – Sítio dos Pintos / Joana Bezerra (via IMIP)
531 – Casa Amarela (Rosa e Silva)
630 – Vasco da Gama / Derby
718 – Córrego do Euclides / Derby
930 – Rio Doce / Dois Irmãos

No sentido cidade/subúrbio, a caminhada é um pouco mais longa afinal, a Avenida Rui Barbosa é sentido único. Atenção no mapa:

Descendo na Av. Rui Barbosa, basta seguir pela Av. Dr. Malaquias e depois pegar a Av. Rui Barbosa.
Foto: Reprodução Google Maps
Algumas linhas:

510 – Nova Descoberta / Derby
511 – Alto do Mandu
513 – Córrego da Areia (via Córrego do Joaquim)
514 – Nova Descoberta (Córrego do Joaquim)
518 – Apipucos / Rio Mar (Opcional) Tarifa R$ 5,25
520 – Macaxeira / Parnamirim
521 – Alto Santa Isabel
522 – Dois Irmãos / Rui Barbosa (via Prefeitura)
524 – Sitio dos Pintos / Dois Irmãos
527 – Sítio dos Pintos / Joana Bezerra (via IMIP)
531 – Casa Amarela (Rosa e Silva)
630 – Vasco da Gama / Derby
718 – Córrego do Euclides / Derby
930 – Rio Doce / Dois Irmãos

*Atenção: As linhas podem sofrer alterações.  Aconselhamos o dowload do aplicativo Citta Mobi (disponível para Android e IOS) onde todos os itinerários são atualizados frequentemente.
** Todos as linhas são do anel A (R$ 2,80) exceto a linha opcional.

Nenhum comentário

© Todos os Direitos Reservados BorAlí ©. Tecnologia do Blogger.